Cooperativa Rizícola Pitangueiras Ltda

Capivari do Sul, 21/05/2022
  • LinkedIn
  • LinkedIn
  • LinkedIn
  • LinkedIn
Notícias

Arroz: 20% das lavouras gaúchas entraram em floração

por | jan 8, 2022 | Destaque, Notícias | 0 Comentários

As lavouras de arroz do Rio Grande do Sul seguem se desenvolvendo, e 20% da cultura estão em fase de floração. Na regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as lavouras da Fronteira Oeste apresentam boas condições e expectativa favorável de produtividade, proporcionadas pelo quadro climático seco e ensolarado. Contudo, há preocupação com a ocorrência de temperaturas muito altas, acima de 40°C, que podem causar esterilidade de flores e prejudicar a produtividade.

Na Campanha, o período foi de alta disponibilidade de radiação solar. As altas temperaturas, até o momento, não causam danos à cultura, pois as lavouras ainda estão em fase vegetativa. Os trabalhos de irrigação vêm sendo realizados com maior atenção devido ao grande consumo de água nos dias quentes e com ventos fortes. Nas últimas lavouras implantadas no final de novembro, produtores aguardam novas chuvas para as aplicações de herbicidas e dos fertilizantes nitrogenados, pois tal condição aumenta a eficiência dos insumos. O potencial produtivo das lavouras até o momento é satisfatório. Não foram constatadas doenças ou pragas que justifiquem controle.

Na de Pelotas, a cultura é bastante beneficiada pelo clima quente e seco, contribuindo para a boa sanidade e o desenvolvimento das plantas. Nos reservatórios, diminuiu expressivamente a quantidade armazenada de água, pois a fase final do desenvolvimento
vegetativo e/ou a pré-floração requerem maior demanda de irrigação. Produtores continuam a aplicação de adubação nitrogenada e a irrigação; as plantas apresentam bom desenvolvimento e não foram relatados problemas fitossanitários. Algumas lavouras mais precoces entraram logo na fase de emborrachamento, ou seja, no período de formação da panícula no interior da planta.

Os produtores que têm a irrigação baseada nas águas das lagoas estão muito preocupados, buscando soluções emergenciais para a captação de água.

Na regional de Porto Alegre, os produtores seguem com os tratos culturais imediatamente subsequentes à semeadura: controle de invasoras e pragas, aplicação de fertilizantes em cobertura e irrigação. As condições de clima vêm favorecendo o desenvolvimento da cultura. Observaram-se em todo ciclo excelentes níveis de radiação solar.

O cuidado maior é com o manejo da água nas bacias do Gravataí, que sofre com a falta de chuvas e os ventos constantes.

Comercialização (saca de 50 quilos)

Conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, o preço da saca de arroz apresentou elevação de 0,81% em relação ao da semana anterior, passando de R$ 61,52 para R$ 62,02. Fonte: (Por Emater/RS – Ascar) .

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

Mural do Associado

Cotas Safra 2021/2022

Cota disponível para entrega de arroz junto a Cooperativa para a Safra 2021/2022.

Acesse sua conta na Cooperativa

Associados, oferecemos opções de consulta de saldos, extratos e controle da entrada de arroz na Cooperativa. Para acessar os dados exclusivos clique na opção: ÁREA RESTRITA (No Menu principal da Home do nosso site). Solicite sua senha junto a Cooperativa.

CORIPIL
  • LinkedIn CORIPIL
  • Instagram CORIPIL
  • Facebook CORIPIL
  • WhatsApp CORIPIL
CORIPIL

CORIPIL - COOPERATIVA RIZÍCOLA PITANGUEIRAS LTDA.
Av. Adrião Monteiro, 1466 - Capivari do Sul - RS - CEP 95.552-000
Fone: +55 (51) 3685-1177 - Cel.: +55 (51) 98151-7328
E-mail: coripil@coripil.com.br
CNPJ: 96.300.082/0001-69 - Insc. Est.: 433/0000058

SAC Coripil
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • WhatsApp