Cooperativa Rizícola Pitangueiras Ltda

Capivari do Sul, 30/11/2021
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Alimentação Equilibrada

Alimentação Equilibrada

Alimentação Equilibrada

A importância de se ter uma alimentação equilibrada?

A alimentação exerce grande influência sobre as pessoas no que diz respeito à sua saúde e, também, a sua capacidade de trabalhar, estudar, divertir-se, bem como sua aparência.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais.

Alimentos Construtores

São alimentos que contém predominantemente proteínas, sendo necessários em qualquer idade mas, principalmente, durante a infância, quando o corpo está em fase de crescimento.
Colaboram na formação de tecidos, defendem o organismo contra doenças, ajudam na cicatrização dos ferimentos e agem no funcionamento do cérebro.
Os alimentos construtores são representados pelo leite e seus derivados (fontes de proteína e cálcio) e pelas carnes, ovos, e grãos, como o feijão, a soja, a lentilha e o grão de bico (fontes de proteína e ferro).

Alimentos Energéticos

São alimentos que contém carboidratos e gorduras, responsáveis pela produção de energia para o organismo. Dão força, disposição e ânimo para a pessoa trabalhar, estudar, brincar, correr, etc. Nosso organismo consome energia o tempo todo. Um trabalhador braçal, por exemplo, gasta mais energia do que alguém que trabalha sentado. Mesmo assim, alimentos que contém carboidratos e gorduras devem fazer parte da refeição de qualquer pessoa.
Os alimentos energéticos podem ser classificados como:
a) Fontes de carboidratos:
Cereais – arroz, trigo, milho, cevada, centeio, aveia;
Feculentos – batatas, mandioca, inhame, cará;
Açúcar – doces, geléia, mel, massas, farinhas.

b) Fontes de gorduras:
Óleos, banha, manteiga, margarina, creme de leite, toucinho, etc.
A deficiência de alimentos energéticos pode causar fraqueza, tremores, nervosismo, emagrecimento e fadiga. Por outro lado, o seu excesso pode ser muito prejudicial ao organismo, causando arteriosclerose e obesidade.

Alimentos Reguladores

São alimentos que contém vitaminas (A, C, D, E, K e complexo B) e sais minerais (cálcio, ferro, sódio e outros), responsáveis pela manutenção da normalidade do organismo. Os alimentos reguladores abrangem as frutas e os produtos hortícolas em geral.

*Importante: Nenhum alimento é completo. Por isso, faz-se necessário variar a alimentação. Para completar o equilíbrio, não esqueça da água, que é um nutriente com funções construtoras e reguladoras.

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